sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A primeira vez Agente Nunca Esquece -1

A primeira vez em que tive algum contato com uma aeronave, foi durante o Serviço Militar Obrigatório, um helicóptero Eurocpeter AS 322 Super Puma da Marinha do Brasil. No momento em que o avistei, bem ali na minha frente, a primeira coisa que fiz foi, esfregar o meu braço direito nele, como quem quisesse atrair um pouco daquilo  pra mim. E realmente atrai!
 No dia seguinte, logo ao amanhecer, fomos realizar uma instrução e adivinha o que iria nos dar suporte? É, ele mesmo.
 Foi legal o friozinho na barriga, porém frustrante além da instrução ter sido pesada, não achei tanta graça no helicóptero.
 O tempo passou... seis anos para ser exato e surgiu uma nova oportunidade de voar.
 Em julho de 2010, já no meu atual emprego, fomos convidados a realizarmos uma visita á um dos nossos  fornecedores em Minas Gerais, com passagens aéreas e hospedagem pagas.
 Viajar a custo zero! Quem não Gosta!
 Bom, a partir do momento em que soube que estava selecionado, para a viagem, já comecei a dormir pouco. Sabe como é,  medo de voar num avião, fechado, só a janelinha! Ai meu Deus!
 Na noite que antecedeu a viagem só dormi só duas horinhas. Para espantar a agonia, resolvi sair pra balada pra distrair e passar a noite mais rápido.
 Eis que chega o grande dia! Pra variar acordei atrasado, perdi a carona do chefe, que sairia da empresa ás 5:30, afim de evitar atrasos para o check in pois o transito para o aeroporto e infernal nos horários de pico. Só fui encontra-lo kilômetros a diante, onde imediatamente parei num posto de gasolina, pedi para deixar minha moto e entrei no carro e seguimos a viagem, depois de muito ouvir do chefe chegamos. Friozinho na barriga, check in realizado, vôo  TAM saindo do aeroporto internacional Tom Jobim destinado à Miame com escala em Confins (ou algo parecido com isso) que era o meu destino.
 Bom como o medo não me deixou em paz nem um segundo, foi um pouco complicado ate o embarque, e pra variar fui o último. Ao entrar na aeronave logo de cara estranhei que o avião estava vazio! Como assim? minha primeira viagem, e ninguém para quem olhar quando estivesse com mais medo!
 Bom fui lá olhando os números da poltronas e Bingo! Bem na janela, bom né? Não pra quem está com medo e sozinho. Pra me ajudar meu chefe sentou ao meu lado durante a viagem (há quem diga que fui segurando na mão dele. Se fiz nem percebi).
 Sexta -feira de céu limpo e boa visibilidade, ou seja tudo pra ter uma ótima viagem, e foi! Com um serviço de bordo muito bom (não tenho experiência pra classificar), chegamos no horário previsto. Nossa já!
 Perdi o medo e peguei o gosto.
  O retorno foi a noite, e ao em vez de medo e apreensão por se tratar de um voo noturno. Existia dentro de mim a vontade de entrar logo na aeronave, era um coisa muito prazerosa uma mistura de curiosidade com adrenalina, sei lá e inexplicavel.
 Saímos de MG com tempo bom e previsão de chuva na chegada ao RJ.
 Quando aterrissamos deixei pra desembarcar por ultimo, meio que tentando levar um pouco daquilo (sensações, imagens, cheiro), tudo o que eu pudesse levar eu queria! Passei  próximo a cabine que estava com a porta aberta e o comandante se despedindo. Olhei e pensei pedir pra tirar uma foto, mas pensei... Melhor deixar sá as crianças.
 A verdade é que em noventa , minutos de viajem (ida e volta), eu descobri que voar e pilotar, para mim é o que quero fazer.
  A profissão de piloto, é a única que ainda tem a magia, a que mexe com  a imaginação de adultos e crianças, não é corrupta, e pouco desilusória, acho quase impossível encontrar um piloto que não goste da sua profissão.
 E simplesmente Voar.....

A primeira foto é do super puma ea segunda sou eu na chegada em MG Feliz e assustado e a terceira é um Airbus A320

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tudo tem um começo

Olá, pessoal!
Meu nome é Rodrigo Silva, tenho 27 anos e tenho um sonho. Assim como todos vocês!
 Quero ser piloto!
Bom, a principio quero deixar claro, que este Blog é uma forma de partilhar com vocês, as dificuldades que uma pessoa de classe Baixa tem em conseguir uma habilitação para pilotar e se tornar um profissional.
 Aqui irei postar o passo a passo para a minha futura carreira por isso conto com a sua colaboração, deixe seu comentário, sua sugestão, sua experiência. A ideia é mostrar que os sonhos podem ser realizados e que nunca é tarde para alcança-los! Vamos lá?

Como tudo começou...

Tive uma infância muito pobre. Morador de Santa Teresa, bairro localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, tinha vários sonhos, Policial, Bombeiro, Médico, algum personagem de TV.  A verdade é que, diferente de muitos, o meu sonho de vida não se formou na infância mas sim na adolescência, já morando num sitio em que meu avô trabalhava como caseiro em Campo Grande zona Oeste do Rio. Local de muito verde com estrelas visivelmente maiores e um céu limpo, durante as noites me pegava contando quantos aviões passavam em uma hora, imaginando pra onde iriam. Mas como toda criança pobre, nuca tive oportunidade em ver um de perto ou nem sabia como fazer para me tornar um piloto, a única coisa que sabia e que pobre lá não poderia chegar.
 O tempo passou... E como a vida nos leva a onde a caminhos mais ao alcance das mãos, fui trabalhar como entregador numa farmácia, onde após muita chuva e sol sem proteção alguma fui, promovido à balconista, caminho este que me levou a conhecer o meu atual patrão. Hoje ocupo uma função de encarregado de equipe, porém com salário muito baixo.
 Certo dia aqui na empresa resolvi via Internet, pesquisar como eu poderia realizar o meu sonho possível. Foi aí que descobri as escolas de aviação.
 Ao chegar em casa conversei com a minha namorada sobre este sonho "impossível", ela me abraçou, depois olhou pra mim com brilho no olhar e disse - É impossível se você quiser!
 Então eu retruquei:
- "Garota olha os preços! As escolas de aviação estão cobrando uma fortuna!" (uma fortuna para mim que não tenho condições).
 Bem, uma semana se passou, e então eis que a minha namorada me liga e me passa uma lista, nela constavam todas as escolas de aviação com seus respectivos preços.
 Foi aí que eu me toquei, que o meu sonho que relutava tanto em tentar, (pelo menos tentar) torna-lo realidade, acabou se tornando o sonho dela. Não o sonho de namorar um piloto, mas sim o de ver uma pessoa que tomou tanta pancada da vida voltar a sonhar...
 Hoje já comecei a dar os primeiros passos, mas isso é assunto para o próximo post